SUPER Textos

MARTIN LUTHER KING

MARTIN LUTHER KING

Uma grande maioria da população brasileira e mundial já ouviu falar deste nome. Um ser humano fabuloso, carismático, um grande líder que lutava por mais liberdade de seus irmãos de raça e pela melhoria da sociedade americana e quiçá do mundo inteiro. É bom lembrar que ninguém se eleva, sem esforço máximo da vontade, dos campos do hábito para as regiões iluminadas. Entretanto, ninguém atinge as múltiplas regiões da experiência sem passaportes adquiridos nas agências da dor. O mais famoso e eclético líder do movimento em prol dos direitos civis nos Estados Unidos da América do Norte (EUA), defensor da não violência do grande líder hindu Gandhi, e agraciado com o Premio Nobel da Paz em 1964, foi assassinado a tiros em Menphis, Tenessee, um dos 50 Estados Americanos.

Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta na Geórgia, filho primogênito de uma família de negros norte-americanos de classe média. Seu pai era pastor batista e sua mãe era professora. Com 19 anos de idade Luther King se tornou pastor batista e mais tarde se formou teólogo no Seminário de Crozer. Também fez pós-graduação na universidade de Boston, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de música com quem se casou. Em seus estudos se dedicou aos temas de filosofia de protesto năo violento, inspirando-se nas ideias do hindu Mohandas K. Gandhi.

Ele comparecera a Menphis para apoiar uma greve dos trabalhadores negros dos serviços de saneamento americano. Na véspera de sua morte, ao comentar sobre uma assembleia sobre rumores de que estaria ameaçado de ser assassinado, na sua inteligência habitual afirmou que “Como todo mundo, eu gostaria de viver uma longa vida. A longevidade tem o seu lugar, mas não estou preocupado como este fato, eu só desejo fazer a vontade de Deus”.

Em 1954 tornou-se pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama. Em 1955, houve um boicote ao transporte da cidade como forma de protesto a um ato discriminatório a uma passageira negra, Luther King como presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou o movimento, que durou um ano, King teve sua casa bombardeada. Foi assim que ele iniciou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Estamos relatando para os leitores algumas nuances sobre a vida deste grande líder americano, que tem uma biografia extensa pelo bem que fez em prol da humanidade.

No dia seguinte a assembleia no período da noite, Martin Lither King se encontrava na sacada do segundo andar do Motel (palavra de origem inglesa que significa hotel de estrada) Lorraine quando se escutou um tiro de fuzil, disparado da janela de uma casa próxima ao motel. Momentos depois King foi encontrado caído e agonizante na sacada, com um ferimento na cabeça. Seu corpo foi coberto pelos amigos, mas o pastor não conseguiu sobreviver à gravidade do ferimento, mesmo com a chegada de uma ambulância ao local. Deixou-nos Martin Luther King bem moço aos 39 anos de idade. Em 1967 King uniu-se ao Movimento pela Paz no Vietnam, o que causou um impacto negativo entre os negros. Outros líderes negros năo concordaram com esta mudança de prioridades dos direitos civis para o movimento pela paz.

A noticia da morte do líder americano provocou uma grande onda de pesar associada ao ódio. A população negra em massa reagiu com violência, provocando incêndios e saques. Mobilizaram milhares de soldados para a tentativa de restabelecer a ordem. No início da década de 1960, King liderou uma série de protestos em diversas cidades norte-americanas. Ele organizou manifestações para protestar contra a segregação racial em hotéis, restaurantes e outros lugares públicos. Durante uma manifestação, King foi preso, tendo sido acusado de causar desordem pública. São aspectos que constam em diversas enciclopédias sobre a vida deste grande homem. Dizem que se tivesse escapado o próprio Luther não teria concordado com a onda de violência que ocorreu depois que foi atingido.

Em 1957 Luther King ajuda a fundar a Conferęncia da Liderança Cristă no Sul (SCLC), uma organização de igrejas e sacerdotes negros. King tornou-se o líder da organização, que tinha como objetivo acabar com as leis de segregação por meio de manifestações e boicotes pacíficos. Vai a Índia em 1959 estudar mais sobre as formas de protesto pacífico de Gandhi. A Polícia americana depois de muita investigação chegou ao criminoso, um sulista branco, autor de pequenos delitos, chamado James Earl Ray. Ele conseguiu fugir para Inglaterra, mas foi preso e devolvido as autoridades americanas. Depois recebeu uma sentença de 99 anos de prisão. O tal James Ray faleceu em 1998.

Em 1954 tornou-se pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama. Em 1955, houve um boicote ao transporte da cidade como forma de protesto a um ato discriminatório a uma passageira negra, Luther King como presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou o movimento, que durou um ano, King teve sua casa bombardeada. Foi assim que ele iniciou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Vejam que King lutou até a sua morte os irmãos negros e isso deve ter causado um impacto muito grande aos discriminadores tendo por esse motivo colocado a sua vida em risco. No domínio das possibilidades materiais, as lições são diversas. O que guardas, talvez te deixem. O que desperdiças com certeza te acusa. O que emprestas te experimenta. Em verdade, só te pertence aquilo que dás. (Chico Xavier). Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E AOUVIRCE

2010-01-13 Famosos Antonio Paiva Rodrigues Antonio Paiva Rodrigues
0 comentários 2859 visualizações 0.00 (com 0 votos)
  • Deixe seu comentário
  • Pontue este texto
    Quantas estrelas este texto merece?
  • Envie este texto por e-mail para seus amigos
  • Mande este texto para a impressora

Comentários

Nenhum comentário para este texto ainda.
Caso você considere este texto ofensivo, ou acha que, no mínimo, ele deveria estar na categoria Adulta,
clique aqui para denunciá-lo. Ele será avaliado e, se necessário, corrigido ou apagado.

Identifique-se





Cadastre-se grátis - Esqueci a senha

Categorias

Especiais

Busca